Aguarde! Estamos processando as informações!
Saneamento básico: A urgência de olharmos para este tema no Brasil
Chegamos a um momento da história em que a união para o enfrentamento a questões sociais e ambientais se torna mais urgente a cada dia. Se por um lado, a COVID-19 deixou ainda mais claro o cenário do acesso a direitos básicos como saúde e saneamento, por outro, evidenciou também que é essencial a colaboração de todos, para termos ainda mais forças para superar não somente a pandemia, mas qualquer dificuldade.

Neste cenário, é inegável que as marcas também têm um papel chave para ajudar a solucionar os problemas sociais. Esta não é apenas uma percepção minha, mas algo que já vínhamos trabalhando como companhia nos últimos anos, não somente por meio das iniciativas de Banheiros mudam Vidas, com Neve®, mas também quando falamos sobre pobreza Menstrual, com a marca Intimus, por exemplo.

De acordo com o Trust Barometer, estudo promovido pela agência de comunicação Edelman, 93% da população espera que as marcas devem ir além de seu produto ou serviço, e tomem medidas que gerem mudanças positivas no mundo, enfrentando desafios da sociedade e apoiando comunidades locais. A Kimberly-Clark e sua marca Neve® compartilham da certeza de que a solução para as questões sociais é coletiva e acreditamos que retribuir a confiança que nossos consumidores depositam em nós é essencial. Como diretora de marketing de uma empresa de produtos de higiene pessoal, tenho consciência de que devemos ter responsabilidade em torno dos territórios de nossas marcas, procurando sempre fomentar ações concretas, que de fato tenham impacto na realidade das pessoas, além de fomentar debates que sejam alinhados com nosso propósito e apoiam a causa. Entendemos que estabelecer uma conversa franca e próxima do nosso público nos ajuda a conhecê-lo melhor não apenas para que possamos entregar produtos que melhorem sua rotina, mas também para chamá-lo a pensar e agir junto conosco em favor da sociedade como um todo.

Desde 2016, o primeiro ano do Banheiros Mudam Vidas no Brasil, Neve® fomenta iniciativas que trazem impacto positivo para sociedade no campo do saneamento básico, e busca conscientizar seus públicos, para que juntos possamos multiplicar nosso potencial de transformação. Atualmente mais de quatro milhões de cidadãos vivem sem acesso a banheiro e 16% da população não têm água tratada. No entanto, grande parte dos brasileiros ainda vê a questão como algo distante de sua realidade, conforme revelou a pesquisa de Banheiros Mudam Vidas realizada em 2021. O estudo também mostrou que as pessoas esperam que empresas e sociedade civil se engajem pelo saneamento, porém não sabem o que elas mesmas podem fazer para contribuir.

Coletivamente, agora é a hora de darmos um passo além e tomarmos atitudes robustas para que a questão do saneamento seja olhada, discutida e melhorada. Temos um longo histórico de ações concretas que reforçam o nosso compromisso com o tema, e como próximo passo estamos indo para além de nossos muros para buscar alianças que nos permitam enfrentar os grandes desafios que estão postos.

Um caminho indicado a partir dos dados do nosso estudo é apostar em iniciativas diversificadas, que funcionem a longo prazo e que fortaleçam as pequenas comunidades, já que os brasileiros enxergam a questão do saneamento como um problema a ser resolvido prioritariamente pelos governos municipais. Desta forma, contribuiremos para o fomento de coletividades atentas e resilientes, que exigem atitude do poder público e empresas. Temos orgulho de ter planejado e executado ações diversas e consistentes ao longo destes anos, com a ajuda de parceiros como UNICEF, Plan International e Water.org, por isso queremos continuar construindo relacionamentos para inspirar cada vez mais pessoas a tomar atitudes para melhorar a situação. Apoiamos ao longo do tempo projetos e entidades relevantes e idôneos, cujos valores vão de encontro aos nossos valores enquanto companhia. Tais alianças nos permitiram tangibilizar a promessa que Banheiros Mudam Vidas e levar mais saúde e dignidade a comunidades vulneráveis em 8 países da América Latina e impactando mais de 1,3 milhões de pessoas, que agora têm acesso a banheiros seguros. Esse comprometimento é fundamental e mostra a importância do envolvimento de marcas como Neve®, que lidera discussões para gerar impactos ainda mais positivos na vida das pessoas, para além de nossos produtos.

Dessa forma, geramos uma conexão consistente com o nosso público, convidando-o a se unir a nós e a outros atores numa forte aliança para enfrentar os desafios e somar forças para mudar a realidade da falta de saneamento no Brasil.


Autoria:
Patricia Macedo, diretora de marketing da Kimberly-Clark.