Conheça mais sobre as iniciativas que estão construindo um futuro de cuidado e dignidade para quem mais precisa.

Aproveite para seguir as redes sociais dos projetos e acompanhar a expansão do saneamento básico no Brasil.

Taboa Engenharia

A Taboa Engenharia é um negócio social que nasceu em 2014 do compromisso de dois engenheiros com a melhoria da situação do saneamento no Brasil. Leonardo Adler, engenheiro ambiental e mestre em tecnologia para o desenvolvimento social, e Tito Cals, engenheiro ambiental e civil, se uniram pelo propósito de democratizar o conhecimento acumulado em saneamento ecológico e energias renováveis e desenvolver projetos em áreas que carecem desses serviços. Militam por saneamento para todos, atuam em rede, fomentam o protagonismo das comunidades desde a escolha da tecnologia até a construção e gestão dos projetos e possuem um acúmulo de experiências e aprendizados que podem contribuir com a elaboração de políticas públicas de saneamento voltadas para as áreas que não são atendidas por estações centralizadas de tratamento de esgoto.

Apresentação

Biosaneamento

O saneamento básico é um direito fundamental assegurado na constituição. Mesmo assim é negado a quase metade da população, que muitas vezes divide calçada com córregos de dejeto humano. Assim como a água potável, outro direito negligenciado a pelo menos 35 milhões de brasileiros.

A Organização Social Biosaneamento tem como propósito a universalização do saneamento básico através do engajamento de diversos agentes da sociedade, atuando com mobilização comunitária e geração de renda na implementação de projetos descentralizados de coleta e tratamento de esgoto em favelas e comunidades isoladas. Contamos com uma equipe de pesquisadores, sonhadores e voluntários dispostos a mudar essa história.

Apresentação

BioMovement

A BioMovement nasceu em 2018 com a missão de levar dignidade às pessoas por meio da inovação e da tecnologia. Seu diretor, Leandro Toledano, percorreu o mundo todo em busca de soluções sustentáveis que pudessem ser facilmente implementadas e pudessem gerar riqueza a quem mais precisa, possibilitando a inclusão social, preservando o meio ambiente e gerando lucratividade, que são os três pilares do desenvolvimento sustentável. Os biodigestores da HomeBiogas promovem a destinação ambientalmente adequada de resíduos orgânicos evitando a contaminação de solos e corpos d´água. Com segurança, dejetos humanos, resíduos alimentares e estrume animal são transformados em energia renovável.

Ao acoplar o Bio-Toilet ao Homebiogas, oferecemos solução de saneamento digna e autônoma para dejetos humanos enviando o resíduo diretamente do vaso para o biodigestor. É um sistema autônomo sem necessidade de energia elétrica e água pressurizada. Fácil de usar com montagem e manutenção simples, reduz o uso de água e o risco de contaminação ambiental e é um dos produtos da BioMovement, que conta hoje com uma equipe de 10 pessoas, entre comercial, suporte, marketing, administrativo-financeiro e vendas governamentais além de distribuidores e representantes em todos os estados brasileiros.

Apresentação

10Envolver

Somos uma iniciativa do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (GEPAF) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) que é composto por uma equipe interdisciplinar de professores, técnicos, estudantes e colaboradores. O nosso trabalho surgiu a partir da vivência, há 12 anos, junto a comunidades rurais do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, que nos revelou, entre outras realidades, a ausência de saneamento básico. Assim, desde 2016, desenvolvemos ações voltadas ao esgotamento sanitário rural.

O Vale do Mucuri é uma região com predominância de municípios de baixo IDH-M, com condições precárias de habitação, saúde, educação, renda, com ausência total de saneamento básico rural e baixa capacidade técnica e de investimento por parte do poder público.

Dentro desse contexto, esperamos, com nossas ações, promover o acesso ao saneamento básico a agricultores familiares de baixa renda, por meio da difusão de tecnologias sociais, do fomento de políticas públicas e da promoção de educação ambiental relacionados ao saneamento básico rural, contribuindo assim para a sua universalização.

Apresentação