Dúvidas Frequentes

Se você não encontrar respostas para
suas dúvidas nessa página ou quiser saber
mais sobre a campanha #MetadeDeNós,
nos procure em 0800-7095-599.

UNICEF/BRZ/Raoni Libório
1 O que é o saneamento básico?

O saneamento básico constitui-se como o conjunto de infraestruturas e medidas adotadas pelo governo a fim de gerar melhores condições de vida para a população. No Brasil, esse conceito está estabelecido pela lei nº 11.445/07, compreendendo o conjunto de serviços estruturais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, limpeza e drenagem de lixo e gestão de águas pluviais urbanas.

2 O que é o programa Banheiros Mudam Vidas?

Melhorar as condições de higiene e saúde no Brasil por meio do saneamento básico é o objetivo da marca Neve com o programa Banheiros Mudam Vidas. O programa contempla iniciativas que visam colocar o tema saneamento básico em pauta, provocar discussões e gerar melhorias efetivas na saúde e higiene da população. A atuação da marca Neve neste cenário se dá por meio de duas iniciativas principais: a parceria com o UNICEF, na região da Amazônia Legal, e o desenvolvimento de uma solução de banheiro inovadora capaz de atender áreas em que há falta de esgotamento sanitário ou abastecimento de água.

3 Como a marca Neve está ajudando o saneamento básico no Brasil?

O programa Banheiros Mudam Vidas foi lançado pela marca Neve em 2016, e uma das suas primeiras iniciativas foi o estabelecimento da parceria com o UNICEF, na qual Neve se compromete a realizar contribuições financeiras ao Fundo durante um período de 3 anos para ajudar a melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes que vivem na Amazônia brasileira, região onde a falta de saneamento básico agrava ainda mais o quadro atual de extremas vulnerabilidades. Essas doações tiveram início em janeiro de 2016 e se estenderão até o final de 2018.

Por meio dessa parceria e da iniciativa “Selo UNICEF Município Aprovado”, 300 municípios da região Amazônica estão sendo apoiados no tema do saneamento básico com a construção de diagnósticos sobre a situação, a adoção de políticas públicas para a garantia desse direito a todos, assim como o monitoramento e a avaliação dos resultados alcançados, de forma que as crianças e os adolescentes possam ter mais e melhor acesso à água de qualidade e ao saneamento adequado.

Nesses municípios vivem aproximadamente 5 milhões de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em um contexto urgente para que o saneamento básico seja prioridade nas políticas públicas locais.

Outro iniciativa da marca Neve é o desenvolvimento de uma solução de banheiro sustentável para áreas carentes de saneamento básico no país, de modo que essa seja uma alternativa mais acessível frente ao alto custo e complexidade dos sistemas tradicionais, e que pudesse ajudar cidadãos de áreas sem acesso ao saneamento básico. A ideia é proporcionar uma boa experiência de banheiro para quem nunca teve acesso, conscientizando sobre a importância do banheiro para uma melhor higiene, saúde e bem estar.

4 Por que a marca Neve escolheu abraçar a causa do saneamento básico?

A falta de condições de saneamento básico é um problema de saúde, pois aumenta a propagação de doenças e afeta o desenvolvimento social e cognitivo das pessoas, por isso esse é um problema real, sério e urgente. O propósito da marca Neve é levar mais higiene e cuidado para as pessoas por meio de seus produtos, e como marca líder no segmento de papel higiênico sentiu a necessidade de influenciar e atuar de forma positiva em relação às questões sanitárias que estão fortemente ligadas à garantia de uma higiene adequada.

5 Como é o banheiro sustentável desenvolvido por Neve?

A tecnologia de banheiro escolhida foi o já conhecido modelo bason, que é um banheiro seco compostável. Para este projeto, o modelo em questão foi adaptado para que fosse uma solução de baixo custo (versus a construção de fossas e os sistemas tradicionais), produzida com recursos locais (para garantir o empoderamento local e a sustentabilidade a longo prazo), sem dependência de água e autossustentável (ou seja, que permitisse às comunidades que se apropriassem da solução e a replicassem com mais facilidade). Os dejetos sólidos são coletados numa cabine e, com o uso combinado da serragem (matéria seca) e a incidência constante de sol, após 6 meses de armazenagem essa matéria orgânica se transforma em adubo. Já a urina coletada é transportada por um cano até um círculo de bananeiras que deverá ser construído próximo ao local. O banheiro ainda conta com uma estrutura completa: chuveiro, torneira e pia (em caso de água potável disponível), telhado, iluminação com garrafa pet, porta e janela, e é voltado para áreas rurais, aonde há mais espaço, boa incidência de iluminação solar e possibilidade de plantio do círculo de bananeiras (ou qualquer outra planta que realize o processo de evapotranspiração).

6 Quem desenvolveu o projeto de banheiro?

Neve selecionou oito jovens brasileiros, sendo sete deles universitários de diferentes regiões do país e um deles morador e representante do município de Milagres do Maranhão, cidade em que foi realizado o piloto deste projeto. Eles contaram com o suporte de mentores e convidados especiais para capacitá-los, entre eles, a Mandalah (consultoria em inovação), Projeto Caracol (consultoria em permacultura e bioconstrução), Aline Matulja (engenheira ambiental) e Acupuntura Urbana (consultoria em mobilização de comunidades). Durante o mês de julho de 2016, esses jovens passaram cinco semanas em uma casa no bairro do Sumaré, em São Paulo, desenvolvendo esse projeto.

7 Quantos banheiros foram construídos?

Até o momento, foram construídos 13 banheiros na cidade de Milagres do Maranhão, no povoado de Patos. O grande objetivo desse projeto foi entregar uma solução de banheiro de baixo custo e complexidade reduzida para que a comunidade, e outras em situação semelhante, pudesse replicar o projeto com investimento e mão de obra próprios. Além disso, o objetivo desta iniciativa é difundir o conhecimento dessa solução para as populações mais carentes que não tem acesso a qualquer forma de saneamento básico, e para isso, no site existe um manual de construção completo da solução para download (Clique aqui).

8 O que quer dizer “metade de nós não tem acesso ao saneamento básico”?

Segundo dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento 2014 do Ministério das Cidades, 49,84% do esgoto gerado no Brasil não é coletado e é despejado irregularmente. Sendo assim, metade das habitações brasileiras ou, melhor dizendo, #MetadeDeNós não têm acesso a um saneamento básico próprio e adequado.

9 Esse banheiro é um projeto exclusivo?

O bason já é um modelo de sanitário seco conhecido, que foi criado pelo arquiteto holandês Johan Van. A principal diferença deste modelo para a solução desenvolvida pelos jovens com o apoio da marca Neve e dos mentores, é que esse projeto contempla o uso de materiais locais, tendo como inspiração a permacultura, que utiliza técnicas construtivas e matérias-primas disponíveis localmente, garantindo o empoderamento e a sustentabilidade do projeto a longo prazo.

Além disso, o modelo desenvolvido pode ou não depender de água para funcionar. Caso haja acesso a esse recurso, o usuário poderá utilizar a pia e o chuveiro externo à estrutura a fim de aprimorar a experiência do banheiro.

10 Como eu posso ajudar nessa causa?

Neve já está contribuindo para melhorar o saneamento básico no Brasil a partir do seu investimento financeiro no programa do UNICEF na Amazônia Legal e o apoio no desenvolvimento do banheiro sustentável. Qualquer pessoa poderá participar da seguinte forma:

  • Conhecendo a solução de banheiro sustentável de Neve e ajudando a compartilhar esse conteúdo com quem precisa, por meio do manual de construção disponível para download.
  • Informando-se mais sobre o quadro do saneamento no Brasil e a parceria entre Neve e o UNICEF no site www.banheirosmudamvidas.com.br e no Facebook da marca Neve (https://pt-br.facebook.com/neve).
  • Compartilhando as peças de comunicação da campanha nas redes sociais para chamar atenção de outras pessoas sobre o tema e convidá-las a também se engajar.
  • Ajudando a mudar a realidade de crianças e adolescentes que mais precisam, tornando-se um doador do UNICEF no Brasil. Clique aqui.
Fechar
 Foto Neve univef banheiros mudam vidas

Banheiros mudam vidas

Porque todos têm Direito ao saneamento básico

Melhorar as condições de higiene e saúde no Brasil por meio do saneamento básico: esse é o objetivo de Neve com o programa Banheiros Mudam Vidas.

Ter acesso a saneamento é uma condição básica que impacta, de forma direta, na educação, na saúde e na vida das pessoas. Por isso, deve ser um direito de todos!

O programa Banheiros Mudam Vidas coloca o tema em pauta, provoca discussões e leva informação visando melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com o UNICEF, o programa pretende contribuir para que as políticas públicas de municípios da Amazônia, onde vivem aproximadamente 5 milhões de crianças e adolescentes, incorporem o desafio do saneamento e realizem ações efetivas para superá-lo.

UNICEF/BRZ/Raoni Libório
UNICEF/BRZ/Raoni Libório
X

Política de Privacidade

Este site é propriedade da Kimberly-Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda., subsidiária da Kimberly-Clark Corporation, doravante denominada simplesmente "Kimberly-Clark".

Aqui, na Kimberly-Clark, nós reconhecemos que muitos visitantes do nosso site têm preocupações com as informações que disponibilizam e como são tratadas por nós. Nossa Política de Privacidade trata dessas preocupações. Esta Política será atualizada periodicamente, então, por favor, visite-a de tempos em tempos para verificar se foi alterada.

Nossa Política
No nosso site, não coletamos informação pessoal, capaz de identificar os visitantes, a menos que eles as forneçam espontaneamente e conscientemente. Você pode visitar nosso site sem nos dizer quem você é ou revelar informações sobre você. No entanto, se você concordar em fornecê-las espontaneamente, por meio de solicitação de cadastramento, nós provavelmente entraremos em contato de tempos em tempos.

Há algumas seções de nosso site que requerem que você se cadastre para usá-las. E, se você se cadastrar, nós usaremos a informação que você forneceu com o propósito de fornecer-lhe produtos, informação sobre produtos ou serviços que você tenha solicitado. Em razão do volume de solicitações que recebemos, entretanto, nós poderemos passar seu nome, e-mail e endereço postal para um entregador ou distribuidor de produtos que tenha parceria conosco. Nossos parceiros lhe atenderão com informações ou produtos nos quais você tenha demonstrado interesse. Nossos parceiros concordaram ou se comprometeram em manter as informações que eles receberem da Kimberly-Clark em caráter confidencial, a menos que você pessoalmente lhes dê consentimento para divulgarem a outros fabricantes de produtos.

Nosso site, algumas vezes, inclui notícias de concursos ou outras promoções que estejamos conduzindo e nós poderemos dar permissão para você enviar seus dados eletronicamente, em alguns casos. Se isso ocorrer, nós usaremos as informações que você nos fornecer com o fim de conduzir a promoção. Por exemplo: contatá-lo, se você for o vencedor.

Crianças
A privacidade de crianças é nossa preocupação principal e nossa Política e práticas refletem leis e regulamentos aplicáveis à privacidade das crianças. Nós não coletamos informações pessoais de crianças com menos de 13 anos de idade. Qualquer comunicação que obtivermos, que seja identificada como procedente de crianças com menos de 13 anos não será mantida pela Kimberly-Clark.

Cookies
Como várias companhias, nós, algumas vezes, usamos “cookie” em nosso site. Esses cookies são armazenados em nosso computador por um browser. Quando você se conecta, esse tipo de cookie nos informa se você nos visitou antes ou se é um novo visitante. O cookie não obtém nenhuma informação pessoal sobre você, nem nos fornece nenhum meio de contato com você e o cookie não extrai nenhuma informação do seu computador. Nós usamos o cookie apenas para nos ajudar a identificar o número de suas visitas ao nosso site e em quais áreas você tem maior interesse, de forma que possamos lhe fornecer mais do que você deseja.

Entre em contato
Se você tem alguma questão sobre Política de Privacidade, você poder nos contatar via e-mail (www.kimberly-clark.com.br/novo/contato.aspx) ou telefone: 0800-709- 5599. Para envio de correspondência, utilize o seguinte endereço:

Kimberly-Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda.
Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 105, 8º e 9º andares, Itaim Bibi
São Paulo – SP
CEP: 04.571-900

Termos de uso

Esse site é propriedade da Kimberly-Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda., subsidiária da Kimberly-Clark Corporation, doravante denominada simplesmente "Kimberly-Clark".

IMPORTANTE! POR FAVOR, LEIA ESSA DECLARAÇÃO LEGAL CUIDADOSAMENTE ANTES DE USAR ESSE SITE. SE VOCÊ NÃO CONCORDA COM ESSES TERMOS E CONDIÇÕES, NÃO USE ESTE SITE.

O seu uso deste site e das informações disponíveis neste site estão sujeitos aos seguintes termos e condições:

Posse – este site pertence, é operado e mantido pela Kimberly-Clark Brasil ("Kimberly-Clark") e foi criado para a sua informação e comunicação. Este site e todos os componentes perceptíveis do mesmo, incluindo, sem limitação, os textos, imagens e áudio, são protegidos pelas leis de direitos autorais e pertencem à Kimberly-Clark.

Restrições de Uso – este site está disponível somente para seu uso pessoal e não comercial. Você não pode copiar, reproduzir, republicar, divulgar, distribuir, transmitir ou modificar de qualquer maneira a totalidade ou qualquer parte deste site.

Notificação de Marca Registrada – todos os nomes, logotipos e marcas registradas são de propriedade da Kimberly-Clark ou a esta licenciados e você não pode usar nenhum desses materiais para qualquer finalidade sem o consentimento expresso por escrito da Kimberly-Clark.

Ideias Não Solicitadas – a Kimberly-Clark está ansiosa por receber os seus comentários e responder às suas perguntas sobre os nossos produtos e nossa empresa. Entretanto, não estamos buscando, nem podemos aceitar ideias, sugestões ou materiais não solicitados relativos ao desenvolvimento, projeto, fabricação ou comercialização de nossos produtos. Ao aderir a essa política, esperamos evitar mal-entendidos posteriores entre os membros do público que apresentam comentários ou ideias relativas a produtos ou conceitos desenvolvidos por funcionários da Kimberly-Clark. Se você for contratado pela Kimberly-Clark, nenhum dos materiais fornecidos neste site se constitui ou deve ser considerado como parte ou a totalidade de um contrato de emprego. Além disso, as declarações feitas não constituem garantias ou obrigações por parte da Kimberly-Clark, que mantém um relacionamento voluntário com seus funcionários.

Divulgação e Uso de suas Comunicações – mensagens divulgadas neste site e enviadas por correio eletrônico à Kimberly-Clark não são confidenciais e a Kimberly-Clark não poderá ser responsabilizada por qualquer uso ou divulgação das mesmas. Todas as comunicações e outros materiais (inclusive, entre outros, ideias, sugestões ou materiais não solicitados) que você enviar para este site ou para a Kimberly-Clark por meio de correio eletrônico são, e deverão permanecer, de propriedade única e exclusiva da Kimberly-Clark e poderão ser usados pela Kimberly-Clark para qualquer propósito que a mesma desejar, comercial ou qualquer outro, sem remuneração. Se você estiver utilizando este site como um meio de fornecer informações para a Kimberly-Clark, baseadas em um relacionamento fornecedor-comprador, você declara e garante que as especificações de matéria-prima e todas as outras informações que você fornecer são precisas e completas e que você deverá nos notificar imediatamente sempre que houver uma modificação ou outra alteração em quaisquer de tais informações.

EXONERAÇÃO DE RESPONSABILIDADE – A KIMBERLY-CLARK NÃO FAZ NENHUMA DECLARAÇÃO OU DÁ QUAISQUER GARANTIAS EM RELAÇÃO À PRECISÃO, CONFIABILIDADE OU INTEGRIDADE DO CONTEÚDO (TEXTOS E IMAGENS) DESTE SITE, NEM TAMPOUCO DÁ QUALQUER GARANTIA DE QUE ESTE SITE OU O SERVIDOR QUE O TORNA DISPONÍVEL ESTÃO LIVRES DE “VÍRUS” DE COMPUTADORES.

Limitação de Responsabilidade – a Kimberly-Clark não poderá ser responsabilizada por danos de qualquer tipo, incluindo, sem limitação, danos especiais ou decorrentes de seu acesso a este site, ou incapacidade de acessar ou usar este site, ou ainda, confiança neste site ou no conteúdo do mesmo. Além disso, a Kimberly-Clark não tem nenhuma obrigação de atualizar este site ou o conteúdo do mesmo e a Kimberly-Clark não deverá ser responsabilizada por qualquer falha na atualização de tais informações. Além do mais, a Kimberly-Clark não é responsável nem pode ser responsabilizada pelo seu uso de outros sites da Internet que você possa acessar por meio de determinados links dentro deste site. Estes links e outros “recursos” citados neste site são fornecidos meramente como uma ferramenta para facilitar a navegação dos usuários na Internet e a inclusão em nosso site não se constitui um endosso, recomendação ou afiliação com a Kimberly-Clark.

Autorização de uso de imagem – o usuário está ciente de que, ao utilizar este site, concorda em conceder à Kimberly-Clark, em caráter irrevogável e irretratável, a título gratuito, autorização para uso de sua imagem por período indeterminado em todo o território nacional. O usuário autoriza ainda a utilização de sua imagem no todo ou em parte, no site e/ou rede social da Kimberly-Clark e outros meios de publicação/divulgação online que vierem a ser utilizados pela Kimberly-Clark para divulgação de sua campanha denominada “Metade de nós”. O usuário garante que a imagem por ele cedida neste site é de sua propriedade, responsabilizando-se por eventuais reclamações de terceiros, eximindo a Kimberly-Clark de qualquer tipo de responsabilidade.

Menores de 18 anos – o usuário garante que possui mais de 18 (dezoito) anos. Caso não possua mais de 18 anos de idade, está representando pelo seu responsável legal.

Outros – a Kimberly-Clark, a seu critério exclusivo, se reserva o direito de (1) alterar essa Declaração Legal, (2) monitorar e remover divulgações, e (3) descontinuar a disponibilização deste site a qualquer momento sem aviso prévio. Se qualquer termo, condição ou disposição dessa Declaração Legal for determinado como sendo ilegal, inválido, nulo ou por qualquer razão incapaz de ser aplicado, a validade e capacidade de aplicação dos termos, condições e disposições restantes não deverão ser afetados ou prejudicados de qualquer forma por isso. Essa Declaração Legal constitui o entendimento total entre você e a Kimberly-Clark ao assunto deste instrumento. Ao usar este site, você está reconhecendo o seu consentimento com os termos e condições anteriormente citados.

E-mail: (www.kimberly-clark.com.br/novo/contato.aspx) / Telefone: 0800-709 5599

Topa aparecer também
nos nossos anúncios?

Autorize o uso do seu GIF como parte da campanha METADE DE NÓS. Ele poderá ser veiculado em pontos de ônibus e relógios urbanos. Sinalize seu interesse e nossa equipe entrará em contato via telefone para mais informações.

Imagem incompatível

A extensão desse arquivo é incompatível.
Tente outra imagem (JPG ou PNG).

OK